Os Fãs de Quadrinhos no Brasil

Artigos

Comic-Books

Entrando em sites especializados em quadrinhos e cultura nerd no Brasil, notei um padrão preocupante: os fãs estão começando a desprezar o bom cinema, e defendendo com unhas e dentes os filmes para nerds. Se um cineasta consagrado criticar um filme de super-herói, os nerds lunáticos por gibis caem em cima, independentemente se a filmografia do diretor for muito mais relevante que os filmes de heróis coloridos.

Fui debater o filme Vingadores: Guerra Infinita, dizendo que era apenas um filme comercial, genérico e feito apenas para ganhar dinheiro – o que é a mais pura verdade – e fui massacrado, com alguns escrevendo coisas como ‘’nunca li tanta bosta escrita’’. Outro dia, um famoso apresentador criticou o fato de uma personagem parecer ser bem fraca e estar enfrentando inimigos supostamente bem mais fortes do que ela, e advinha? Ele foi duramente criticado com afirmações infantis como ‘’Você não lê os quadrinhos, lá ela é isso e aquilo e aprendeu esta e aquela técnica’’. Como se todos fossem obrigados a ler todos os quadrinhos e ficar por dentro da história e dos poderes especiais de cada personagem.

É preocupante notar a loucura de alguns fãs. A maioria parece não aceitar críticas ao seu super-herói favorito. Não pode falar mal do filme, do herói, do vilão. Parece que todo mundo agora é obrigado a gostar de filmes de super-heróis. Todos têm que entender a história dos personagens, e gostar de como os quadrinhos são publicados e de como eles funcionam. Me desculpem seus nerds filhos de uma puta, mas eu não.

Uma mensagem para os nerds fãs de quadrinho Brasil:

Por onde eu começo, ah, deixe me ver, quadrinhos não são aquelas histórias coloridas e infantis com um bando de homens lutando contra bandidos? Certo, até aí tudo bem, mas continuando. Quadrinhos não são aqueles gibis que nunca acabam, com heróis sempre tendo suas personalidades mudadas, com heróis e vilões sendo ressuscitados a todo o momento? Não são aquelas histórias onde sempre surge um novo autor e um novo desenhista? Não são aquelas histórias que começam um em uma revista e continuam em outra apenas para a editora ganhar mais dinheiro em cima dos nerds que compram este tipo de história? Me desculpem nerds, mas não, eu não sou obrigado a gostar deste tipo imbecil de história.

Primeiro, uma pessoa que gosta de quadrinhos de heróis, basicamente só consume algo de um único país: os Estados Unidos da América. E não existe coisa mais patética do que apreciar a arte de um país apenas. Livros, filmes, músicas são formas de artes tão fascinantes, justamente por que o mundo inteiro as produz. Outra coisa fundamental além das constantes trocas de roteiristas e desenhistas, é a duração infinita das histórias. Todos nós vamos morrer algum dia, certo? E a graça, por exemplo, de um filme ou livro é termina-lo. É tão bom começar a assistir um bom filme e após duras horas, concluí-lo. É tão agradável começar a ler um livro, por mais longo que ele seja, e termina-lo após uma ou duas semanas. Agora estes quadrinhos coloridos de super-heróis, quando acabam? Quando será a batalha final entre o mocinho e o vilão? Não há sentido algum em histórias deste tipo. Não existe arte. O correto seria o autor criar uma história com uma conclusão, uma mensagem, e não um produto meramente comercial. Por que é isso que um gibi de herói é: algo sem alma, comercial, feito apenas para vender e ganhar dinheiro em cima de nerds virgens e sem vida social. E é isto que os americanos fazem de melhor: histórias secas e sem alma, feitas apenas para lucrar.

Se vocês querem perder o tempo da vida de vocês com estas histórias toscas e sem vida, tudo bem, mas eu sou esperto demais para cair nesta armadilha. Boa sorte para quem fica neste mundinho infeliz de quadrinhos americanos de super-heróis.

Agora dá licença, que eu irei ler o meu livro. Isto sim, uma leitura de qualidade!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s